sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Janelas


A metáfora para as janelas nos ajuda a lembrar que elas existem e estão ali esperando que possamos abri-las ou não.
Quanto a obra de Matisse, gosto muito das cores e de enxerga-la no todo.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Algumas referências das revistas de moda e principalmente dos editoriais podem trazer pistas para identificar algumas tendências e macrotendências.
As imagens abaixo foram retiradas da VOGUE ITALIA JULHO 2009.

O super hype fotografo STEFEN MEISEL fotografou Kristen McMenamy. O editorial abusou de referências dos anos oitenta, adróginas, góticas, melancólicas e um tema super atual: o surrealismo.
As botas cano largo e as transparêcias foram usadas em diversas fotos inclusive essa da capa.



Na imagem abaixo surrealismo representado pelo inusitado do saco plástico, na próxima imagem "orelhas" LVMH.





Abaixo look gladiador da PRADA.




Muito couro e o tom bordô no fundo das fotos, remetem ao gótico, até vampiresco (vide seriados e filmes com Crepúsculo).

Bota cano alto estilo "bandage" - tendência que vem vindo a algumas coleções (veja clipe novo do Davis Guetta e Kelly Rowland com um super decote "bandage"- http://www.youtube.com/watch?v=zudbz4hOcbc) e na próxima imagem efeito da camera mostra dois rostos - surrealismo e inusitado. Ombreras pontudas anos 80.


Abaixo looks super oitentinhas: Editorial com meia roxa, publicidade de FLAVIO CASTELLANI e publicidade PINKO






Looks como o preto + pink/ preto + amarelo


A SPORTMAX trabalhou o inusitado com o desenho em black jeans de uma borboleta.


Publicidade da marca ISOLA MARRAS com referencia ao GRUNGE

ROBERTO CAVALLI com inspiração no Punk Rock com tachas, efeitos metálicos e animal print.
As transparências tiveram um apelo fortíssimo nos principais desfiles internacionais.

A BLUMARINE preferiu usar como referencia os anos 60

O editorial abaixo reverenciou looks anos 40.

Abaixo nova leitura da padronagem PIE DE POULE.






terça-feira, 30 de junho de 2009

Meia-calça Tatoo

Esse link é de um site que traz idéias super diferentes em diversos segmentos: arquitetura, moda, gastronomia, tecnologia, pets, etc.. . Gláucia , obrigadão pela dica desse site! ;)
Ah! E a maioria dos produtos estão em linha e podem ser comprados.
Separei especificamente esse post sobre meia-calça com efeito de tatoo.
Adorei as borboletinhas, e como trabalho com isso já estou elocubrando várias idéias para meias! :))
http://www.bemlegaus.com/2009/06/meia-tatuagem.html

Sustentando...reaproveitando...reciclando na moda!

Estamos num movimento de conciência ecologica que vem crescendo a mais de 30 anos.Já postei alguns textos sobre esse assunto...
Hoje ele está mais do que na moda, virou consenso a necessidade de viver o sustentável.
Penso que hoje, a estética remete a isso também. E..que por sinal é o par perfeito com conceito do hand-made, personalizado, customizado, etc etc etc...Conciência social e hand-made é que nem queijo e goiabada...super combina! rs

Esse primeiro link é de um blog muito bacana que mostra como fazer uma estampinha (termocolante) numa peça de roupa com saco de lixo ou saco de supermercado
Ainda vou fazer um teste e posto aqui o resultado! ;)
Vejam a caverinha, ficou um luxo..
Esse segundo link é de um blog de intruções de como fazer diversas coisas: http://www.instructables.com/id/Recycled-T-shirt-Necklace/
Selecionei um colar maravilhoso que é feito com retalhos de camiseta, e como o site é gringo decidi traduzir as etapas (ja que vou fazer tambem!)
Vejam abaixo:



O que voce precisa:

-Uma camiseta de algodão leve,macia e sem costuras laterais. A largura da camiseta irá se transformar no comprimento do colar, entao se voce quer um colar curto, use uma camiseta pequena. Se voce prefere um colar longo, ou virar o colar duas vezes ao redor do pescoço criando mais volume , compre uma camiseta grande ou extra g .
- uma régua
-ferramente de corte : o melhor resultado se dá ao usar uma especie de cortador circular(estilete circular) mas você pode usar uma tesoura velha lisa.
Passo 1 -
Coloque a camiseta numa superficie lisa esticada. Dobre-a horizontalmente, as mangas ficarão uma sobre a outra. Elimine a bainha da camiseta. Da bainha inferior da camisa, corte tiras medindo entre 1cm a 1,5 cm, certificando-se cortar completamente todas as quatro camadas. Continue cortando o corpo da camiseta em tiras com as mesmas medidas. Continue até chegar nas mangas.


Passo 2 -
Estique um pouco cada uma das tira. Elas vao automaticamente enrolar.
Passo 3 -
Junte todas as tiras, pegue um retalho da camiseta que sobrou e amarre para que todas as tiras fiquem juntas e torça conforme imagem.
Camisetas coloridas ou com estampas criam um efeito incrível.




segunda-feira, 8 de junho de 2009

Mix & Match

Aprender a combinar estampas num mesmo look é um jeito de renovar o visual de uma forma moderna e arrojada. Logo abaixo selecionei algumas fotos do site http://www.thesartorialist.com/ com idéias bacanas! Ah! Padronagens também entram na dança.

Look com gravata listrada com o paletó xadrez. Arrojado!


Paletó com padronagem pie de poule e camiseta listrada navy - casual..


Xadrez escoces com pois Louis Vuitton , um charme...

sarouel xadrez e lenço com animal print, moderno!
Abaixo tres looks divertidos que criei do Looklet!
renda e listras
floral e xadrez
tricot e animal print

terça-feira, 2 de junho de 2009

Liberty forever

As revistas internacionais já estão recheadas de moda Verão 2010/2011.
Alguns editoriais mostram bastante florais e estampinhas liberty. Por mais que o étnico passe um sentimento de deja vù, ele volta renovado com perfume de África, mix de cores e tribos.

ELLE MAIO 2009 - UK





VOGUE TEEN JULHO 2009




segunda-feira, 13 de abril de 2009

Suspiros do inverno 2010

As macrotendencias do inverno 2010 trazem dois raciocínios que já vem sendo explorados. Um deles é a valorizaçao de vivenciar experiencias. O outro, a desaceleraçao do consumo (slow-fashion x fast-fashion)
Ha também um novo terceiro raciocínio que valoriza o inusita, o extraordinário, a arte e sua falta de lógica.

1o.) o valor da experiência/vivência

A democratização do luxo fez com que a moda perdesse esse status de exclusividade. Uma bolsa Chanel com alcinha de corrente que só podia ser comprada por um público restrito, hoje possui as suas genéricas das mais diversas marcas, para os mais diversos bolsos.
Outro exemplo da democratização do luxo, são as lojas alugam bolsas de marcas famosas. Sites americanos como ‘From Bags to Richies’ e ‘Bag Borrow or Steal’ ou os franceses ‘Sac de Luxe’ e o brasileiro ‘Feel Chic' >> http://www.feelchic.com.br/loja/intro.htm oferecem esse serviço, que faz sucesso nos seus respectivos países.

A frase abaixo tirada do site USEFASHION sobre macrotendências do Inverno 2010 e explica esse conceito:

" Nesta era de hiper-estímulos sensoriais, na qual o tédio é o sentimento mais comum, os consumidores não buscam apenas produtos e serviços, mas experiências memoráveis, que os envolvam de forma completa e particular. "


Isso não significa que o fast fashion deixará de exisitir nem que as pessoas deixarão de usar a moda como uma ferramenta representativa dos signos e sua cultura:


"... um grande número de consumidores jovens teve a oportunidade de participar de forma ativa do mercado de moda. Este é um privilégio do qual eles não abrirão mão, pois envolve um conhecimento adquirido, pleno de significados simbólicos, e que interfere diretamente na formação de identidades dos jovens e na comunicação no interior de grupos. Estes consumidores precisam encontrar satisfação em uma nova modalidade de fast-fashion que lhes dê a mesma sensação de mobilidade social, cultural e estilística conquistada recentemente. "





2o.) A desaceleraçao do consumo : slow fashion x fast fashion, eco friendly, geraçao G

Texto também tirado do USEFASHION:


"O componente ético e solidário despertado neste contexto define a chamada Geração G, voltada para a generosidade e causas idealistas. Essa geração tem a percepção de causa e consequência e sua influência nos comportamentos de consumo. Surge a ideia de uma possível desaceleração em todos os pontos da cadeia produtiva que, embora acionada pela crise, revela o surgimento de uma outra filosofia de vida que gradativamente contamina o mercado de luxo exigindo maior consciência dos atos coletivos e individuais relacionados à produção e consumo."



3o.) Inusitado, extraordinário, valorização da arte , sua falta de lógica e impacto inconciente nas pessoas.




desfile Gareth Pugh Verão 08-09

•A surpreendente vitória de um presidente mestiço nos Estados Unidos, onde a memória de distúrbios raciais ainda é muito recente, é apenas a ponta do iceberg deste fenômeno. Na base dele está o descrédito com os mecanismos sociopolíticos tradicionais e a valorização do pensamento criativo e inovador.

•No plano individual ele define uma maior abertura estética, um gosto menos conservador e uma inclinação à irracionalidade dos movimentos culturais que lidam com o inconsciente, como o surrealismo, e com a quebra dos sentidos lógicos, como o dadaísmo. (diversos estilistas usaram dadaismo como referencia e inspiraçao inclusive Alexandre Hercovitch em seu último desfile no SPFW - Inverno 09)

•Quando deslocado para a moda, as grandes expectativas depositadas em um estilista experimental como Gareth Pugh, ajudam a entender o conceito. Ele também se traduz em associações entre a arte contemporânea e a moda, e em experimentações e alterações na percepção de marca, introduzidas deliberadamente por elas mesmas.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Socks are fashion!

A coleção de verão 2009 da Burberry estava repleta de meias soquetes.


Abaixo, algumas fotos da moda de rua :







Look de Chloe Servigny