quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Palestra de têndencias parte II

Segundo Sabina, o marketing está mudando para "Societing"(marketing relacional).
Os quatro "Ps"do Marketing Produto, Preço, Ponto de Venda e PDV transformam-se em Pleople(atitude, visual, comportamento), Place(novas lojas, bares, restaurantes), Plans( novos gostos culturais,eventos, exposições), Projects (novos produtos, cases de sucesso, iniciativas governamentais ou privadas que deram certo ,etc) .
O único "P" que continua o mesmo seria o PDV mesmo assim acredito que de forma mais abrangente.
Uma das coisas mais importante que foi citado é que não existem mais setores herméticos ou separados. Ou seja, todos somos influenciados por estímulos de outros setores : moda, design, decoração, arquitetura, cosmética, gastronomia, música, literatura etc...todos esses setores convergem e são influenciados uns pelos outros.
Um exemplo: Ferran Adrià é um gourmet que mesclou a gastronomia com a tecnologia. Ao mesmo tempo, transformou a expêriencia em seu restaurante como algo único. Para obter uma reserva lá é necessário faze-lo com antecedência de nada menos que 6 anos!!
Outro exemplo é a fantástica propaganda do carro Fabia - Skoda, melhor do que escrever, é ver com os próprios olhos! http://www.youtube.com/watch?v=NwBE1l6QexU

Segundo Sabina, as macro-tendências acontecem naturalmente na sociedade mas alguns grandes acontecimentos podem acelerar novas idéias e pensamentos. Zeitgeist em alemão denomina-se Espírito do Tempo, Índole do Tempo. O 11 de setembro serviu de gatilho para as pessoas se perguntarem se elas realmente precisavam consumir tanto . Será que não podiam consumir menos?
"O que eram os estilistas na década de 80, são os gourmes, hoje."
Hoje, a economia está ligada ao apelo sensorial do paladar.
Enquanto o Slow-Fashion vem como um movimento diminuindo o consumo de produtos de moda, o movimento Slow-Food tende a valorizar a apreciação e escolha dos alimentos, através de sabores e texturas.
Alguns sites para pesquisa de tendência:

Nenhum comentário: