Hoje fui na palestra no IED (Instituto Europeu de Design), com o tema “Pesquisando o Futuro: os novos laboratórios de tendências”, com Sabina Deweik, representante do Future Concept Lab no Brasil.
Abaixo segue alguns dos principais fenômenos comportamentais colocados como importantes atualmente:
Um exemplo nítido é a Galeria Melissa na Oscar Freire. A decoração, o ambiente, o cheiro, o perfil do atendimento permitem uma vivência muito lúdica e até nos traz de volta a infância permeada de atitude fashion! O produto cheira chiclete e dura por muito tempo mesmo depois de comprado.
-You for You: o compartilhar experiências, conhecimentos, sentimentos através de vídeos, textos, fotos ou podecasts : em sites de relacionamento (Facebook, orkut), blogs, twitter, sites de compartilhamento de fotos (Picasa, Flickr), compartilhamento de vídeos (YouTube), etc...
- Cultura Freak ou estética nerd: a cultura onde o feio é bonito : monstrinhos Toy Art, Emily the strange, etc..
- Novo homem: Metrosexuais, o homem está aprendendo a se cuidar.
- Nonsense decoration: elementos descontextualizados (colares inusitados, abotoamentos em locais inesperados, etc..)
No contexto geral uma boa palestra, possibilitou obter alguns insights.
Acho que a apresentação sobre o negócio em si que a Future Concept Lab faz foi bem abrangente, o que nitidamente é uma forma de se apresentar aos alunos do IED, que são futuros potenciais compradores de projetos com FCLab.
No início, foi colocado importância da contextualização na interpretação de uma obra de arte.
Fizeram um teste colocando um conceituado violinista tocando dentro do metrô. O mesmo passava desapercebido pelos passantes e, no máximo algumas crianças ficavam interessadas por acharem a música bonita.
O exemplo mostra como a interpretação da arte fica desconexa quando não está inserida num contexto que a valide. Mesmo assim lamentei por imaginar que esse exemplo torna a arte questionável.
Se ele é mesmo bom, porque nao foi agraciado? Será que tudo é marketing?
Outro exemplo seria imaginar o valor que daríamos para uma bolsa LVMH inserida dentro do contexto de uma feirinha hyppie.
Óbvio que não pagaríamos seu preço original, o "pacote" da bolsa seria a vivência e o glamour de comprar uma bolsa numa loja LVMH.
Abaixo segue alguns dos principais fenômenos comportamentais colocados como importantes atualmente:
- Diversão: As sociedades ocidentais valorizam muito o ato de divertir-se, ter momentos prazerosos e experiências.
Por isso não é de hoje que as marcas vem tentando transmitir sua identidade através de experiências para seus clientes através de cheiros, imagens, ambientes, texturas, atendimento personalizado, etc...
Um exemplo nítido é a Galeria Melissa na Oscar Freire. A decoração, o ambiente, o cheiro, o perfil do atendimento permitem uma vivência muito lúdica e até nos traz de volta a infância permeada de atitude fashion! O produto cheira chiclete e dura por muito tempo mesmo depois de comprado.
- Espiritualdade: seja através da fé, da filosofia, da religião. O silêncio, o natural, a tranquilidade. Por isso houve um enorme crescimento de spas, roteiros zens, ecoturismo, aulas de yoga, pilates, etc...
-You for You: o compartilhar experiências, conhecimentos, sentimentos através de vídeos, textos, fotos ou podecasts : em sites de relacionamento (Facebook, orkut), blogs, twitter, sites de compartilhamento de fotos (Picasa, Flickr), compartilhamento de vídeos (YouTube), etc...
O Mishare é um aparelhinho que não precisa de internet, nem de blue tooth para migrar fotos e informações de uma i-pod para outro).
- Cultura VIP: A conhecida Democratização do Luxo - estilistas famosos assinando coleções de magazines como :Comme des Garçons para H&M ou Sara Jessica Parker criou uma marca chamada Bitten vendida dentro das lojas Steve & Barry's, as roupas não custam mais que vinte dolares e o slogan é “moda não é luxo, é um direito”.
Além disso a moda já democratizou, sabemos que não há um único estilo; podemos usar uma calça da Renner,um blusa da Nk Store e uma bolsa da LVMH. O hi-Lo já é um comportamento natural.Hoje a moda não é ditada pela elite, a rua trás informaçães e é dela que nascem as tendência
- Identidade pessoal: Podemos chamar também: personalizaçao, customizaçao, diferenciaçao, etc.. Usamos um colar da vó (eu por exemplo peguei 5 lindos da minha), compramos uma blusa no brechó, costuramos um patchwork na camiseta, rasgamos o jeans, etc...fazemos nossa própria moda.
- Cultura Freak ou estética nerd: a cultura onde o feio é bonito : monstrinhos Toy Art, Emily the strange, etc..

Na moda foram representados com as calças mais curtas tipo "pula-brejo", coletes e óculo fundo de garrafa e coletes curtos caretinhas; ou então valorizaçao de referências como: star trek, star wars, indiana jones, etc..
Abaixo um M&M disfarçado de personagem do Star Wars.- Novo homem: Metrosexuais, o homem está aprendendo a se cuidar.
Homens exercendo profissões que antes eram exclusivamente femininas e mulheres assumindo cargos mais importantes, etc.
Os itens abaixo fizeram parte da pesquisa de tendência de antes 2007 da Future Concept Lab.
O bacana é ver que essas tendências pontuadas a um bom tempo atrás foram bem validadas e quase precisas.
-Romântico: Flores, saltos, borboletas, stikers de parede (decoração), meias finas floridas,etc...
- Combo Chic: personalização, combinar décadas e estilos.
- Mistura de Estilos: hibridização criativa da moda
- Fancy Model: muitos acessorios, bijouterias, tiaras, óculos, etc..
- Happy Icons: símbolos antigos ou contemporaneos ( camisetas com simbolos de animais,
personagens, caveiras, etc..)
- Nonsense decoration: elementos descontextualizados (colares inusitados, abotoamentos em locais inesperados, etc..)
- Comic: Mangas, referências pop, grafismos,etc..
- Nostálgico : canonês do passado, camafeus, chaves, cadeados, etc..
- Novo homem: homens mais preocupado com o visual, vivência da roupa e da estética
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